sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Hipertensão e a Atividade Física

O maior benefício que a prática de exercícios trás, é uma grande melhora da saúde e na prevenção de enfermidades futuras. Vai dizer que seu médico nunca disse "faça exercícios com frequência, e evite gorduras". Mas apesar disso ainda existe uma grande parte da população que precisa de alguns cuidados a mais na hora de praticar algo do gênero.

Pensando nisso hoje irei listar todos os cuidados que os hipertensos precisam ter ao iniciar suas atividades.




Hipertensão arterial

Primeiramente você sabe oque é hipertensão?
Você já deve ter ouvido esse termo em algum lugar não? A pressão exercida pela parede dos vasos sanguíneos ao sangue é dividida em sistólica (momento do batimento cardíaco no qual o coração fica contraído) e diastólica (o coração encontra-se relaxado). Essas são as medidas utilizadas para serem usadas como um marcador da hipertensão arterial.









Pressões iguais ou superiores a 140/90 (Sistólica/Diastólica) mmHg já são consideradas elevadas e caracterizam uma hipertensão arterial.



A primeira coisa que se devem fazer no caso de ser hipertenso, é visitar o cardiologista. Lá ele fará testes de resistência cardiorrespiratória e irá calcular a sua frequência cardíaca máxima, que depende de dois fatores: idade e sexo.

Você não poderá ultrapassar essa frequência enquanto estiver realizando os exercícios, existem vários tipos de aparelhos para isso, inclusive relógios que fazem esse trabalho por você.

Tipos de exercícios que os hipertensos devem fazer


Os melhores exercícios para hipertensos são os AERÓBICOS* como caminhar, pedalar ou nadar. Já foi comprovado que exercícios aeróbicos reduzem a pressão arterial e a quantidade de placas de ateroma na parede dos vasos.











Os treinos de MUSCULAÇÃO não são os 
mais indicados para esse grupo de pessoas. Além de ser um exercício físico de extrema intensidade, não há comprovação científica de que ele ajude a reduzir a pressão arterial.
Caso você queira fazer algum exercício de musculação, o mais indicado é usar cargas leves, faça um grande número de repetições como por exemplo fazer 3 séries de 15 ou 4 de 12 e nada de fazer isometrias*.



Medicamentos

Lembre-se de sempre tomar os remédios nos horários certos porque isso pode atrapalhar o seu desempenho nos exercícios e trazer graves consequências. Aferir a pressão antes de iniciar o treino, 30 minutos depois e ao final dele é muito importante para controlar o desempenho do organismo. Fique sempre de olho no aumento da frequência cardíaca para não ir além do limite e mantenha-se sempre bem hidratado.


Algumas imagens para melhor entendimento do assunto:





Video: 

 

OBS: 


Aeróbicos diminuem a pressão arterial pois provoca redução no débito cardíaco ,que é o volume de sangue que é bombeado pelo coração em um minuto. Quanto menor o volume de sangue para as artérias, menor a tensão nas paredes destas, diminuindo pressão arterial.


Terminantemente proibido exercícios de isometria ( ficar parado na contração máxima) pois isso aumenta muito a pressão local de sangue fazendo a do corpo aumentar também dependendo da musculatura que esta sendo trabalhada .



Tem alguma duvida relacionada ao tema? Comente aqui em baixo
Brota la na nossa página do facebook que sempre aviso quando tiver coisa nova. (aqui na lateral) --->
siga também no instagran @ty1er.lee

Abraçoon e bons treinos.