quarta-feira, 31 de julho de 2013

Tudo sobre Panturrilhas

Hoje falarei de um dos motivos de grandes desilusões de membros inferiores...
Apresento-lhes as panturrilhas.

"AAAA mas minha genética não possibilita" "Ninguém olha para as pernas" "Já tenho panturrilha grande não preciso fortalecer" . Escuto isso dentro da academia mais do que você pode imaginar, mas a panturrilhas alem de estética , estão muito ligada a saúde da coluna, joelhos e ate mesmo do coração.

Antes disso , devemos conhecer a anatomia por trás de tudo

(sim, o tibial anterior deve ser devidamente treinado também)


Explorando o máximo da amplitude

As panturrilhas NÃO são músculos que podem ser treinados eficientemente em uma amplitude de movimento reduzida, ou encurtada. Usamos os músculos da panturrilha bastante no dia a dia,


E são utilizados para mover o peso do nosso corpo milhares de vezes por dia. Será necessário um estímulo muito maior para fazer com que elas cresçam.


Por isso é de extrema importância executar um alongamento total e uma contração total em cada repetição.


Exercícios para panturrilha


Não Abuse da criatividade com os Exercícios.A variedade é algo superestimado quando se trata de treinar panturrilhas. Selecione dois exercícios que você gosta e mande a ver.

- Panturrilhas em Pé: é um ótimo exercício pode ser executado unilateralmente ou bilateral, no aparelho, com caneleiras, ou somente com o peso corporal, o melhor, quando falamos de crescimento do gastrocnêmio.


- Panturrilhas Sentado: Sem duvida o exercício mais eficaz para construir o músculo do sóleo. (devido ao encurtamento do gastrocnêmio quando se flexionam os joelhos).Tambémpode ser executado com a barra caso a academia não tenha o aparelho.
Entre esses dois já dá pra ter uma base de como começar.


Quantas repetições fazer nas panturrilhas?


Não Conte as Repetições.

A melhor maneira para treinar elas, é esquecer-se de contar e simplesmente executar repetições controladas, até não ser mais possível tolerar a dor, fazendo assim uma espécie de treino metabólico.

Varie os pesos e altere os tipos de treino constantemente

Procure manter suas panturrilhas confusas, não deixe elas se acostumarem com o treinamento de forma alguma. Você pode, por exemplo, alterar o seu tipo de treino constantemente e até mesmo o tempo de descanso.

Use o método pirâmide, começando com pesos leves e aumentando gradativamente em cada série, pirâmide invertida. Abuse de drops sets, super sets, enfim, o trabalho deve ser pesado, porém como suas panturrilhas estão acostumadas com isso, sempre é bom variar.

Dessa forma você irá confundir os músculos da panturrilha e forçá-los a crescer.


Panturrilhas nosso segundo coração




Imagine o esforço que nosso corpo faz para bombear sangue do coração para todo o corpo.
Sabe como dar adeus aquele desconforto nas pernas que muita gente por aí diz que é em função da má circulação sanguínea? Botando as panturrilhas para trabalhar.

Qualquer exercício que faça a contração e o relaxamento dos músculos das pernas bombeam o sangue de volta para o coração com mais força.

Podemos assim considerar as panturrilhas nosso segundo coração porque ao movimentá-las a musculatura comprimirá as veias da perna e facilitará o retorno do sangue ao coração. Correr, caminhar e andar de bicicleta são bons exemplos que melhoram a circulação e evitam problemas como as varizes.

Videos sobre o assunto

Deixarei aqui dois vídeos que me ajudaram e ajudam ate hoje demais a respeito disso:
Treino de panturrilhas com Fernando Sardinha: (parte 1)



( parte 2) segue em anexo a página do facebook do Fernando sardinha:
https://www.facebook.com/FernandoLuizSardinha?ref=ts&fref=ts




Fisiculturista com diamantes no lugar das panturrilhas:



Perguntas:

Pois bem... Como já foi dito, as panturrilhas são utilizadas constantemente em qualquer atividade cotidiana das pessoas, e não tem como fazer isso não ocorrer (a não ser que queira tirar o dia pra andar de cadeira de rodas hauhaua) oque torna sua hipertrofia dificultada, precisando assim de um pega muito maior do que a maioria dos outros músculos


Curiosidade:


Ganho de Peso facilita ter Panturrilhas Grandes

Isso pode parecer estranho, mas são raros os caras magros que tem panturrilhas grandes. Se você quer isso o mais rápido possível, então você precisa ganhar peso. (e quanto mais, melhor, digo peso e não gordura, pessoal.) A próxima vez que você ver uma pessoa gorda repare às panturrilhas dela e acho que você ficará surpreso. Mover todo aquele peso durante o dia a dia, faz com que suas panturrilhas fiquem enormes.

Assimetria nas panturrilhas e a coluna

Como não somos seres simétricos por natureza, a pessoa pode ter um membro um pouco mais curto do que o outro ou ate mesmo desequilíbrio das musculaturas dessa região, o que causa um desnível pélvico, afetando assim quadril, joelhos e, em consequência, gera uma escoliose , devido o corpo tentar compensar o peso.
Tornando assim importante o fortalecimento do tibial anterior também 


Veja: como eliminar dor nas canelas


Tem alguma dúvida também?! manda um Direct la no instagran pra mim @ty1er.lee 
que responderei o quanto antes.
Espero ter ajudado galera, abraços e bons treinos