terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tudo sobre flexões de braço

    E ae pessoal!! tudo certo com vocês?, sempre noto que as pessoas sentem um pouco de dificuldade  em fazer flexões em seus treinos... então hoje venho falar um pouco sobre elas!!

 A flexão de braço é um dos exercícios mais simples que existem e, ao mesmo tempo, pode ser um dos mais eficientes além de qualquer um poder fazer, e em sua casa mesmo. 

Pensando nisso, esse post lhe dirá tudo que você precisa saber a respeito das mesmas e melhorar sua performance.


Melhore suas flexões de braço


 As vantagens da flexão de braço – Ao contrário do que muitos pensam, as flexões de braço não servem somente para tríceps – este grupo muscular é exercitado, mas não é exatamente o foco – são excelentes para o peito, e ombros também. Fazê-las com freqüência e em níveis de esforço crescentes ajudam a aumentar bastante o tamanho do  braço e de toda a musculatura superior.

A flexão de braços clássica – Veja como garantir os resultados (e minimizar riscos) na flexão de braço:

Mantenha as mãos ligeiramente mais abertas que o seu ombro, com os dedos unidos e apontando para frente. Tome extremo cuidado com a posição das mãos para não sobrecarregar o punho – o que pode piorar casos de tendinite; (depois de um tempo treinando, comece a fazer com o punho fechado que forçará menos suas articulações do pulso do que as com palma no chão).
Inspire enquanto você desce o corpo e expire ao elevá-lo. Preste muita atenção à respiração, pois perder o fôlego é uma das principais razões para não conseguir fazer mais do que dez repetições.

Postura ao executar



É para quase encostar no chão, mas nunca encostar, independente da variação que você estiver fazendo (a clássica ou as várias outras existentes). Quando você encosta o seu corpo no chão, os músculos deixam de sustentar o corpo e, por isso, relaxam – acabando com o efeito desejado.

* Nunca estenda os braços completamente ao subir. Isso tem o mesmo efeito que encostar o corpo no chão – tira o esforço dos músculos dos braços e passa aos cotovelos, que dão sustentação ao corpo ao ficarem travados.

* Não corra. Fazer 20 flexões rapidamente tem menos efeito do que fazer dez devagar. Os músculos precisam se esforçar mais ao realizar exercícios vagarosamente – o que aumenta a quantidade de fibras afetadas (e garante melhores resultados).

* Encaixe bem suas escápulas quando os braços estiverem esticados, imagine que está empurrando o chão.


Para garantir uma boa postura, mantenha seus músculos abdominais contraídos a todo momento, assim como o quadril. Isso ajuda a manter a coluna reta e ainda faz com que estes dois grupos musculares também se exercitem.

Quantas flexões fazer?



A resposta curta é: o máximo que conseguir, sem perder a postura ou roubar. Se você está com dificuldades mesmo para fazer poucas repetições, experimente se apoiar nos joelhos em vez dos pés. Isso vai te ajudar no começo e, quando seus braços estiverem mais fortes, você conseguirá fazer com os pés.





Quando você conseguir resistência suficiente para fazer 20 ou 30 repetições de uma vez, tente reduzir para séries de 15 e fazer estas séries várias vezes, com dois a três minutos de descanso entre elas. Além disso, se você começar a perceber que está muito fácil ou já está fazendo flexões por horas (no esquema de séries de 15), comece a ver variações e a aumentar a dificuldade apoiando os pés em superfícies cada vez mais altas (o que aumenta o peso do seu corpo apoiado nos braços).



Outra maneira de aumentar o esforço é aproximar os braços cada vez mais – sendo que a flexão em diamante (formando um triângulo com as mãos) é a que mais exige do corpo.


Cuidados ao executar as flexões


Comece aos poucos e vá aumentando gradativamente a quantidade de flexões por série e de séries por dia. Não tente se matar no primeiro dia.

Lembre-se de que os músculos não crescem durante o exercício – eles crescem ao se recuperar do exercício. Por isso, durma bastante, coma bem (proteínas ,carboidratos e gorduras) e dê ao menos 48 horas de descanso para eles se recuperarem. Overtraining não ajuda em nada.

O que deve doer um pouco são os músculos, não as mãos, as articulações nem nada disso. Tem tendinite ou qualquer outro problema nos braços, mãos etc? Vá a um médico antes de começar qualquer exercício.


Anatomia da flexão:





Alguns videos que podem ajudar um pouco: 

Explicação das flexões principais


E depois de muito treino fazer coisas bizarras como...



ou até mesmo isso O_O


Esses posts geralmente vão ficar mais extensos por englobar muita coisa, mas estou tentando deixar o maximo dinâmicos para vocês!

Espero ter ajudado... qualquer dúvida sigam @ty1er.lee no instagran

Abraços e bons treinos o/